domingo, 22 de março de 2009

A quinta geração – Computadores invisíveis (1990 – Hoje)


A quinta geração é mais uma mudança de paradigma do que uma nova arquitetura especifica, essa era é conhecida como era da computação distribuída, onde um processo é dividido em subprocessos que executam em sistemas multiprocessados e em redes de computadores ou até mesmo em sistemas virtualmente paralelos, ou seja, apresenta-se como sistema operacional centralizado, mas que, na realidade tem suas funções executadas por um conjunto de máquinas independentes.
Esse modelo foi denominado originalmente como computação ubíqua, mas o termo computação pervasiva também é usado para essa nova geração.
O passo de comunicar-se em rede utilizando ótimos protocolos de comunicações como o TCP/IP tornou-se largamente utilizado e as LANs (Local AreaNetworks) tornaram-se mais práticas e econômicas com o surgimento do padrão Ethernet desenvolvido pela Xerox, onde levou-se ao desenvolvimento e popularização do modelo cliente/servidor acarretando na difusão das redes de computadores por todo o mundo.
Hoje já estamos presenciando esse fato, pois os computadores estão presentes em toda parte e embutidos em quase tudo, a internet está presente em todo lugar, processadores estão cada vez menor, esses novos sistemas podem ser embutidos em quase tudo como Celulares, PDAs, Eletro eletrônicos, Sensores, Automoveis, entre outros e já fazem parte da estrutura diária em muitas empresas e pessoas abrindo portas, ascendendo luzes, distribuindo dinheiro entre outras coisas.
Essa idéia existe a anos , mas a hora é agora.

Bibliografia consultada:

Apostila de Organização estruturada de computadores – Professor Zem
Site: www.si.ufc.br/~atslands/iccsi/01_HistoricoComputadores.ppt
Site: www.lasdpc.icmc.usp.br/disciplinas/graduacao/sistemas-operacionais-teorica/2009

Newton (1993) - Primeiro PDA


Newton é um modelo de PDA como tela sensível ao toque, reconhecimento inteligente de escrita, memória flash e processador RISC desenvolvido pela Apple em 1993.

RS600 (1990) - Primeira máquina superescalar


RS/6000, ou RISC System/6000, foi uma família de máquinas baseadas na arquitetura RISC e tendo o UNIX como sistema.Tendo sido produzida pela IBM na década de 90, foi rebatizada em outubro de 2000 para eServer pSeries.

SPARC (1987) - Primeira estação de trabalho RISC baseada em SPARC


O SPARC foi um projeto da SUN de construir uma arquitetura baseada no modelo RISC. A empresa desenvolveu sua própria implementação (UltraSPARC) e também a licenciou para outros fabricantes.

Amiga (1985) - Computador projetado para competir com os computadores ATARI


Estas máquinas destacaram-se pela excelência de seu sistema operacional e pelo seu sistema multimídia.No Brasil chegou a ser vendido após o fim da reserva de informática.

Atari ST (1985) - Um dos primeiros computadores domésticos usado para diversão


O Atari ST é um computador pessoal que ficou disponpivel comercialmente entre 1985 e 1990.O ST foi o primeiro com suporte a portas MIDI incluído.Havia uma grande gama de sofware voltada à edição professional de MIDI em estudios ou à entusiastas amadores.

Lisa (1983) - Primeiro computador pessoal com uma GUI (Graphic User Interface)

Foi um computador pessoal revolucionário, lançado pela Apple, por ser o primeiro a possuir interface gráfica e mouse.Apesar de seu caráter revolucionário, o Lisa foi um fracasso por seu excessivo preço e por sua extravagância com a relação à memória RAM (96 KB), quantidade que permaneceu elevada para os padrões da época por até 7 anos após seu lançamento.

Osborne-1 (1981) - Primeiro computador portátil


O Osborne-1 foi o primeiro microcomputador portátil comercialmente bem sucedido.Suas principais deficiências, além do peso, eram o pequeno monitor de 5" e os acionadores de disquetes de face simples, cujos disquetes não conseguiam conter dados suficientes para as aplicações corporativas práticas.

IBM PC (1981) - Deu início à era moderna do computador pessoal


O IBM PC possuia um processador intel 8088 de 4,77 mhz e uma arquitetura de 16 bits bastante avançada pela época.O SO era composto pelo PC-DOS (MS-DOS).

VAX (1978) - Primeiro superminicomputador de 32 bits


O VAX foi projetado como um exemplo perfeito da arquitetura CISC, com seu largo nível de modos de endereçamento e instruções de máquina, incluindo instruções para operações complexas tais como inserção e remoção em filas e avaliação polinomial.

Cray-1 (1974) - Primeiro supercomputador vetorial


Foi um dos primeiros super-computadores e era extremamente avançado para sua época.Possuia uma arquitetura de 64 bits e trabalhava a uma frequência de 75 mhz possibilitando-o de processar 160 milhões de ponto flutuante por segundo.

Altair (1975) - Primeiro computador de 8 bits de uso geral


O MITS Altair foi um computador pessoal baseado na CPU intel 8080.A previsão de vendas era de apenas algumas dezenas de unidades, o que acabou não ocorrendo logo que este vendeu 10 vezes mais do que o previsto já no primeiro mês de vendas.

PDP-11 (1970) - Dominou os mincomputadores na década de 70


PDP-11 foi uma série de minicomputadores de 16 bits fabricada na década de 70 e 80. Foi a pioneira na interconexão de todos os elementos do sistema - processador, memória RAM e periféricos - a um único barramento de comunicação e uma das primeiras a executar o SO UNIX.

PDP-8 (1965) - Primeiro minicomputador de mercado de massa (50 mil vendidos)


O PDP-8 foi o primeiro computador a ser comprado por usuários finais e como alternativa a data centers.Era uma máquina de 6 Kb, expasíveis até 32Kb, de memória e 12 bits e era vendido a um preço de U$ 16.000.

6600 (1964) - Primeiro supercomputador científico


O CDC 6600 foi desenvolvido para 2 propósitos: grandes aplicações científicas e problemas pequenos de tempo compartilhado. Para os problemas de grande escala, a alta velocidade de ponto flutuante do processador central com o acesso a grande memória central era uma idéia importante, pois se isolava a central aritmética para qualquer atividade periférica.

360 (1964) - Primeira linha de produto projetada como uma família


O IBM System/360 constitui-se de uma família de mainframes lançadas pela IBM na década de 60. Foi a primeira família de computadores a fazer uma distinção entre arquitetura e implementação, permitindo que a IBM lançasse um conjunto de projetos compatíveis em várias faixas de preço.

B5000 (1963) - Primeira máquina projetada para uma linguagem de alto nível


O B5000 foi desenhado para suportar linguagens de alto-nível tais como ALGOL e COBOL.Ele possuía memória virtual - talvez o primeiro computador comercial a ter até então - assim como o suporte a multiprogramação e o multiprocessamento.

7094 (1962) - Dominou a computação científica no início da década de 60


Na metade da década de 60, o 7094 da IBM era uma das maiores e mais rápidas máquinas disponíveis, capaz de adicionar números de ponto flutuante a uma velocidade de 0.35 MIPS.Um 7094 padrão possuia uma memória de 36K.

1401 (1961) - Máquina para pequenos negócios de enorme popularidade


Construído nos USA, era totalmente transistorizado e possuia uma capacidade de memória de 4096 bytes e um ciclo de memória de 12 microssegundos.A ele podiam ser acoplados leitores/perfuradores de cartões de 80 colunas, unidades de fita magnética e uma impressora de caracteres.

PDP-1 (1960) - Primeiro minicomputador (50 vendidos)


Embora tenha sido produzido em pequena escala, seu impacto foi significante por ter sido o primeiro de uma linha de muitos que focavam a interatividade e acessibilidade, instituindo uma nova classe do que viriam a ser os futuros computadores: mini-computadores.Como o primeiro computador comercial, o PDP-1 foi usado o controle de processos, pesquisas científicas e aplicações gráficas. O PDP-1 também possibilitou às pequenas empresas e laboratórios o acesso a um poder de processamento maior do que antes.

IAS (1952) - Primeiro computador de tempo real


O IAS, projetado pelo matemático John von Neumann, foi um computador eletrônico baseado de programa armazenado, com memória, unidade central de processamento, entradas e saídas.

Whirlwind I (1951) - Primeiro computador de tempo real


O Whirlwind I, desenvolvido pelo MIT, foi o primeiro computador digital capaz de processar textos e gráficos em tempo real em um terminal de vídeo, que, na época correspondia à uma grande tela de osciloscópio.

EDISAC (1949) - Primeiro computador com programa armazenado


O EDISAC foi um dos primeiros computadores fabricados no Reino Unido e também a possuir programa armazenado.

ENIAC (1946) - A história moderna dos computadores começa aqui


Os primeiros computadores começaram a surgir durante a década de 40, ainda utilizando válvulas. Sem dúvida, o computador mais famoso daquela época foi o ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer). O ENIAC era composto por 17468 válvulas, ocupando um galpão imenso. Porém, apesar do tamanho, o poder de processamento do ENIAC é ridículo para os padrões atuais, suficiente para processar apenas 5000 adições, 357 multiplicações e 38 divisões por segundo, bem menos até do que uma calculadora de bolso atual, das mais simples.

Mark I (1944) - Primeiro computador norte-americano de uso geral


O Mark I foi construído na sequência da celebração, em 1939, de um acordo entre a Marinha dos EUA (US Navy) e a Universidade de Harvard para a construção de um calculador de tabelas para o uso na navegação. A IBM financiava 2/3 e o restante era financiado pela Marinha.Tinha cerca 17 metros de comprimento por 2,5 metros de altura e uma massa de cerca de 5 toneladas.A memória e os totalizadores compreendiam 3000 engrenagens com 10 "dentes", 1400 comutadores rotativos e tudo era ligado por cerca de 800 km de condutores elétricos.O Mark I trabalhava com 23 decimais e realizava as 4 operações aritméticas. Dispunha ainda de subrotinas integradas que calculavam funções logarítmicas e aritméticas.

COLOSSUS (1943) - Primeiro computador eletrônico


Projetado por ingleses, surgiu com a necessidade da decodificação de mensagens criptografadas durante a segunda guerra.Características:
desenvolvido com a tecnologia de válvulas;
capaz de processar cerca de 5 mil caracteres por segundo

Z1 (1936) - Primeira máquina de calcular com relés


Esta máquina era constituída basicamente por um somador/subtrator de 22 bits de ponto flutuante e uma unidade lógica de controle que possibilitava a realização de tarefas mais complexas como a multiplicação (por sucessivas somas) e divisão (por sucessivas subtrações). O único componente eletronico do Z1 era um motor que servia para gerar um sinal de clock mecânico de 1 hertz.O sistema de entrada e saída de dados do Z1 era composto por duas unidades: uma perfuradora de cartões e uma leitora de cartões perfurados.

A máquina analítica foi concebida para executar uma ampla gama de tarefas de cálculos de acordo com as instruções fornecidas por seu operador. Seria "


A máquina analítica foi concebida para executar uma ampla gama de tarefas de cálculos de acordo com as instruções fornecidas por seu operador. Seria "uma máquina de natureza a mais geral possível".Possuia 5 características principais:
um dispositivo de entrada;
facilidade de armazenar números para processamento;
um calculador numérico;
uma unidade de controle central para organizar as tarefas a serem executadas;
um dispositivo de saída

Alpha (1992) - Primeiro computador pessoal de 64 bits.


O nome que a Digital Equipment Corporation atribui internamente a seu microprocessador de 64 bits baseado na tecnologia RISC, que foi lançado em fevereiro de 1992, como DECchip 21064. Por problemas de marca registrada, a DEC expandiu o nome para Alpha AXP, utilizado como um adjetivo para descrever a tecnologia DECchip. O termo Alpha às vezes é usado na literatura para descrever o produto DECchip em expressões como "computador baseado na tecnologia Alpha".