domingo, 5 de abril de 2009

Servidores e Estações de Trabalho


Servidores
O termo servidor é largamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de um sistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que seja necessariamente um computador comun. Eles vem em configurações com um unico processador com multiplos precessadores, tem gigabaytes de memoria, gigabaytes de espaço em disco e alta velocidade para conexão de rede. Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes essas redes que utilizam servidores são chamadas cliente-servidor, utilizadas em redes de médio e grande porte e em redes onde a questão da segurança desempenha um papel de grande importância. A história dos servidores tem, obviamente, a ver com as redes de computadores, elas permitiam a comunicação entre diversos computadores, e, com o crescimento destas, surgiu a idéia de dedicar alguns computadores para prestar algum serviço à rede, enquanto outros se utilizariam destes serviços. Os servidores ficariam responsáveis pela primeira função, com esse crescimento das redes, foi crescendo tambem a necessidade das redes terem servidores e minicomputadores. O crescimento das empresas de redes e o crescimento do uso da Internet entre profissionais e usuários comuns foi o grande impulso para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias para servidores.
Para que funcione uma rede cliente servidor, é necessário que no servidor esteja instalado um sistema operacional que reconheça esse tipo de rede. Os sistemas operacionais para redes cliente-servidor são:
Windows.
Unix.
Linux.
Solaris.
FreeBSD.
Mac OS X.
Novell Netware.

Tipos de servidores



Um servidor pode atuar em mais de um tipo diferente de servidor. Por exemplo, pode existir em uma rede, um servidor que atue como um servidor web e servidor de banco de dados, ou um computador pode atuar como servidor de arquivos, de correio eletrônico e proxy ao mesmo tempo. Computadores que atuem como um único tipo de servidor é chamado de servidor dedicado. Os servidores dedicados possuem a vantagem de atender a uma requisição de um cliente mais rapidamente.
Abaixo segue alguns tipos de servidores e suas respectivas caracteristicas.
Servidor de arquivos: Servidor que armazena arquivos de diversos usuários.
Servidor web: Servidor responsável pelo armazenamento de páginas de um determinado site, requisitados pelos clientes através de browsers.
Servidor de e-mail: Servidor responsável pelo armazenamento, envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico.
Servidor de impressão: Servidor responsável por controlar pedidos de impressão de arquivos dos diversos clientes.
Servidor de banco de dados: Servidor que possui e manipula informações contidas em um banco de dados, como, por exemplo, um cadastro de usuários.
Servidor DNS: Servidores responsáveis pela conversão de endereços de sites em endereços IP e vice-versa.
Servidor proxy: Servidor que atua como um cache, armazenando páginas da internet recém-visitadas, aumentando a velocidade de carregamento destas páginas ao chamá-las novamente.
Servidor FTP: Permite acesso de outros usuários a um disco rígido ou Servidor. Esse tipo de servidor armazena arquivos para dar acesso a eles pela internet.
Servidor webmail: servidor para criar emails na web.
Servidor de virtualização: permite a criação de máquinas virtuais (servidores isolados no mesmo equipamento) mediante compartilhamento de hardware, significa que, aumentar a eficiência energética, sem prejudicar as aplicações e sem risco de conflitos de uma consolidação real.




















Estações de Trabalho (Workstations)

Estações de trabalho ou Workstations era o nome genérico dado a computadores situados, em termos de potência de cálculo, entre o computador pessoal e o computador de grande porte, os famosos mainframe. Algumas destas máquinas eram vocacionadas para aplicações com requisitos gráficos acima da média, podendo então ser referidas como Estação gráfica ou Estação gráfica de trabalho. Com um preço baixo e devido as melhorias em desempenho os departamentos podem investir nessas maquinas.
Nos últimos tempos essas máquinas começaram a ser conectadas em grandes números formando os clusters of Workstation (COWS), estas podem ser vistas como uma evolução das redes de estações de trabalho NOW, pois também são constituídas por várias estações de trabalho interligadas, mas com a diferença de terem sido projetadas com o objetivo de executar aplicações paralelas. Dessa forma, a máquina pode ser otimizada para esse fim, e na maioria dos casos, as estações que servem de nó não possuem monitor, teclado e mouse, sendo denominadas "estação de trabalho sem cabeça".
Hoje, devido ao poder de processamento muito maior dos PCs comuns, o termo às vezes é usado como sinônimo de computador pessoal.












Bibliografia


Bibliografia consultada:

Livro "Organização Estruturada de Computadores - Quinta Edição (Andrew S. Tanenbaun).
Site: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Clusters-e-Supercomputacao/?pagina=7
Site: http://pt.wikipedia.org